IKEA reforça aposta na economia circular com nova plataforma e funcionalidades



Comprometida em tornar os seus produtos mais acessíveis e promover a economia circular, a IKEA acaba de implementar uma nova funcionalidade na sua plataforma digital. As ofertas da Área Circular Online passam agora a estar visíveis diretamente nas páginas de produto do site, permitindo que os clientes identifiquem de forma simples e imediata opções mais acessíveis, contribuindo para escolhas de consumo mais sustentáveis, foi divulgado em comunicado.

Segundo a mesma fonte, desde o lançamento da plataforma inicial (IKEA preowned) já foram vendidos mais de 1.500 artigos, com mais de 636.000 visitas.

Os resultados desde o lançamento da Área Circular Online, em 2024, refletem a crescente adesão dos portugueses a escolhas de consumo mais sustentáveis: mais de 4.200 artigos foram vendidos, gerando 240.000€ em receitas, um marco que demonstra o interesse em dar uma segunda vida aos produtos.

Desde o início, a visão da IKEA — “criar um melhor dia a dia para a maioria das pessoas” — assenta na convicção de que o bom design, a qualidade e o conforto devem ser acessíveis a todos, independentemente do orçamento. No contexto económico e social atual, a acessibilidade é mais relevante do que nunca. As pessoas estão a tomar decisões de consumo mais ponderadas, a gerir cuidadosamente os orçamentos familiares e a procurar formas mais inteligentes e sustentáveis de equipar as suas casas — totalmente alinhadas com o compromisso de longo prazo da IKEA com o design democrático e a circularidade.”, explica Oskar Johansson, Country Sales Manager da IKEA Portugal.

A circularidade — e, em particular, o mercado de segunda mão — reforça esta promessa de acessibilidade. Ao prolongar a vida dos produtos IKEA, oferecemos novos patamares de preço mais baixos sem comprometer a qualidade. As soluções em segunda mão ajudam-nos a chegar a mais pessoas — incluindo quem está a iniciar novas fases de vida ou a mobilar a sua primeira casa — tornando o modo de vida circular mais fácil, mais atrativo e mais conveniente.”, conclui.

Na utilização da IKEA Segunda Mão – Marketplace, o vendedor pode optar por receber o valor da revenda através de transferência bancária ou num cartão devolução, válido para gastar nas lojas IKEA durante um ano. Nesta última opção, a empresa oferece um bónus de 15% sobre o valor de venda acordado.

Uma experiência simples que valoriza pessoas e planeta

O processo foi desenhado para ser prático e intuitivo. Caso queira colocar os seus produtos na IKEA Segunda Mão – Marketplace o vendedor pode agora fazê-lo de forma muito mais simples: basta tirar uma fotografia e a Inteligência Artificial gera automaticamente a descrição do artigo.

Para quem compra, também se tornou uma experiência mais completa: ao navegarem pelas páginas de produto em IKEA.pt, os clientes conseguem visualizar automaticamente se existe uma versão do artigo disponível na Área Circular a um preço mais baixo, facilitando a comparação e a decisão de compra. A plataforma permite reservar os produtos online durante 48 horas, com levantamento posterior na Área Circular física de qualquer uma das cinco lojas IKEA em Portugal.

Na Área Circular, é ainda possível encontrar móveis e acessórios IKEA em segunda mão através do Serviço 2.ª Vida – onde a IKEA recompra móveis usados dos clientes, avalia o seu estado e oferece um valor justo -, produtos descontinuados ou artigos com pequenos danos estéticos que não comprometem a funcionalidade. Todos os produtos são inspecionados, limpos e preparados para venda, garantindo a qualidade IKEA a preços mais acessíveis.

Com  estas iniciativas integradas, a IKEA Portugal reforça a sua estratégia de  economia circular, tornando-a cada vez mais acessível, conveniente e parte  natural do dia a dia dos portugueses

 






Notícias relacionadas



Comentários
Loading...