Ilha mais jovem do mundo revelada pela primeira vez (com FOTOS)
O fotógrafo Gianpiero Orbassano teve o privilégio de fotografar pela primeira vez – e provavelmente a última – a mais recente ilha do Planeta Terra, formada perto da costa de Tonga, no Pacífico Sul.
A ilha, ainda sem nome, foi formada no início do ano, quando o vulcão Hunga Tonga-Hunga Há’apai entrou em erupção debaixo de água e criou uma nova massa de terra. Orbassano, que é proprietário de um hotel em Tonga, chegou à ilha acompanhado do seu filho para perceber o seu potencial em termos turísticos.
Ainda que o local seja considerado geologicamente instável pelos cientistas, Orbassano e o filho subiram 250 metros e fotografaram o terreno da nova ilha. “Tivemos uma vista magnífica do vulcão, que agora está cheio de água verde-esmeralda, a cheirar a enxofre e outros químicos”, explicou Orbassano à ABC.
Este antigo fotógrafo profissional apaixonada por Tonga – mudou-se há 20 anos para a ilha – não conseguiu resistir a captar algumas imagens do local. “Não é todos os dias que uma ilha aparece no meio do Oceano”, explicou, acrescentando que a ilha tem um grande potencial turístico.
Segundo a BBC, a ilha manter-se-á sem nome até que se confirme se ela continuará por cá durante muito tempo. Caso ela desapareça entretanto, as fotos de Orbassano serão a única lembrança da sua existência.
[nggallery id=1638 template=greensavers]