Ilha Terceira vai receber “primeira missão análoga a Marte” realizada em Portugal



A Ilha Terceira, nos Açores, será este inverno palco da “primeira missão análoga a Marte” alguma vez realizada em Portugal, onde os candidatos a astronautas poderão treinar para as condições que enfrentarão no ‘planeta vermelho’.

O anúncio foi feito esta quinta-feira na Global Exploration (GLEX) Summit, a maior cimeira mundial dedicada à exploração e à ciência e que decorre desde dia 14 em Angra do Heroísmo, na Terceira, terminando esta sexta-feira.

Em comunicado, a organização do evento revela que essa missão em Portugal será liderada pela Associação de Montanheiros, em parceria com o INESC TEC, com a Universidade de Aveiro, a Universidade dos Açores e com várias empresas.

“Isto confirma o potencial que os Açores têm para colocar não, apenas a região, mas Portugal, no mapa mundial das missões espaciais análogas”, salienta João Carlos Nunes, diretor científico do Instituto de Inovação Tecnológica dos Açores. “Portanto, vai ser uma oportunidade incrível, ainda para mais anunciada frente a uma plateia como a da GLEX Summit”, acrescenta.

Esta semana, a organização da cimeira revelou ainda que a Ilha Terceira poderá vir mesmo a tornar-se a sede permanente do evento. A iniciativa partiu do presidente da Câmara Municipal de Angra do Heroísmo, Álamo Meneses, que, durante a sessão de abertura da passada quarta-feira afirmou que “fica o convite aos organizadores e promotores da GLEX Summit para que a ilha Terceira passe a ser a sede permanente da cimeira”.

Richard Garriott, responsável pelo The Explorers Club, entidade que organiza o evento, recordou que “fui o primeiro explorador a atingir os dois pólos, a mergulhar na Fossa das Marianas e a subir ao espaço”, mas assegurou “que não há lugar mais bonito neste planeta do que aqui mesmo nos Açores”.





Notícias relacionadas



Comentários
Loading...