Ílhavo abre concurso para pontos de carregamento de veículos elétricos



A Câmara Municipal de Ílhavo anunciou hoje a abertura de concurso para a instalação de uma rede de pontos de carregamento para veículos elétricos.

“Com esta medida, a Câmara Municipal de Ílhavo prevê dar resposta ao aumento do número de veículos elétricos que impactam positivamente na descarbonização, pela redução da emissão de dióxido de carbono (CO2) para a atmosfera, tendo em vista atingir os objetivos de redução de emissão de gases com efeito de estufa, estabelecidos pela União Europeia no âmbito do Acordo de Paris”, salienta a autarquia em nota de imprensa.

O concurso para a concessão do Direito de Utilização Privativa do Domínio Público prevê a instalação, manutenção e exploração de 18 pontos de carregamento, distribuídos pelas quatro freguesias do município de Ílhavo.

De acordo com a informação municipal serão instalados seis postos de carregamento na freguesia de São Salvador, em Ílhavo, outros tantos na freguesia da Gafanha da Nazaré, dois dos quais na Praia da Barra, cinco postos na freguesia da Gafanha da Encarnação, sendo dois na Praia da Costa Nova, e um na freguesia da Gafanha do Carmo.

“Todas as freguesias do município ficarão abrangidas por este serviço e o município antevê que este procedimento representará uma oportunidade única para que fique dotado de alguns serviços no âmbito da monitorização do território, nomeadamente no que respeita às condições ambientais”, refere a nota.

O procedimento concursal prevê, através dos critérios para a atribuição de licença, uma valorização na avaliação para os operadores que ofereçam serviços no âmbito do conceito de Cidade Inteligente (Smart City) “considerando a exigência, cada vez maior, da possibilidade de monitorização dos territórios, sempre que possível em tempo real”.

A autarquia esclarece que “pretende ver instalados, em diversos pontos, sistemas de sensorização, nomeadamente relativos à qualidade do Ar e ao Ambiente”.

Visa com isso obter “informação fidedigna em tempo real, abrindo portas a uma nova forma de gestão municipal, cada vez mais eficiente e sustentável”.





Notícias relacionadas



Comentários
Loading...