Illacme tobini: 414 patas, 200 glândulas venenosas e nem um olho
O primeiro espécime deste estranho animal com 414 patas, quatro pénis e 200 órgãos tóxicos foi inicialmente descoberto em 2006, mas a comunidade cientifica esperou quase uma década para partilhar com o mundo este bicho com características tão pouco comuns.
Descoberta por Ben Tobin, a centopeia Illacme Tobini foi encontrada inicialmente numa expedição a uma gruta no Sequoia National Park, na Califórnia, nos Estados Unidos.
Num artigo publicado no site especializado em zoologia ZooKey, os investigadores avançam que o espécime encontrado em 2006 era um macho com 414 patas, 200 glândulas venenosas para combater predadores e quatro órgãos genitais. Tem cerca de 20 milímetros de comprimento, não tem olhos e quatro das suas patas são adaptadas para a transferência de esperma para as fêmeas.
A centopeia Illacme Tobini pertence à família dos Siphonorhinidae, bastante comuns na Califórnia, Indonésia, Birmânia e no sul da África. Os investigadores defendem também que esta espécie já existiria na altura da quebra do antigo supercontinente Pangeia, fenómeno que aconteceu há mais de 200 milhões de anos.