Importações de carvão na China estão a diminuir
As importações de carvão na China caíram para quase metade nos primeiros três meses do ano, consequência de um abrandamento da economia mas também de normas ambientais mais restritas para tentar diminuir os níveis de poluição que afectam as grandes cidades chinesas.
Os 49,07 milhões de toneladas de carvão que a China importou no primeiro trimestre representam uma diminuição de 42% face aos valores importados no período homólogo de 2014, revelaram recentemente as autoridades chinesas.
A China vai intensificar em 2015 os esforços para reduzir os níveis de poluição atmosférica e também para diminuir a intensidade energética da sua economia, que se segundo os analistas deverá crescer este ano ao ritmo mais lento dos últimos 25 anos, escreve o Guardian.
O relatório anual da comissão nacional de desenvolvimento da China, também divulgado no final do primeiro trimestre, indica que o Governo deverá implementar novas leis para reduzir o consumo de carvão, privilegiando fontes energéticas alternativas – nas quais a China tem investido fortemente nos últimos dois anos -, e apertar o controlo sobre os projectos energéticos intensivos que estão a ser desenvolvidos nas regiões mais poluídas.
Foto: joris besseling / Creative Commons