Incêndios: Alvito da Beira e Fórneas em Proença-a-Nova recebem 8,5 ME para gestão da paisagem



As Operações Integradas da Gestão da Paisagem (OIGP) de Alvito da Beira e Fórneas, no concelho de Proença-a-Nova, têm aprovado um investimento superior a 8,5 milhões de euros.

Depois da OIGP de Penafalcão, recentemente aprovada, as OIGP de Alvito da Beira e Fórneas foram aprovadas nas respetivas conferências procedimentais, presididas pela Direção-Geral do Território, com um valor superior a 8,5 milhões de euros.

Segundo o município de Proença-a-Nova, a OIGP de Alvito da Beira abrange uma área total de 1.756 hectares e a de Fórneas 1.725 hectares, com valores de 4,2 milhões de euros e de 4,3 milhões de euros, respetivamente.

“É imperativo que todos façam o que lhes compete, também é motivo já termos três das quatro OIGP do concelho aprovadas com dotação financeira para realização das ações de transformação da paisagem e tornar os territórios mais resilientes aos eventos de incêndios florestais”, explicou, em nota de imprensa enviada hoje à agência Lusa, o presidente da Câmara Municipal de Proença-a-Nova.

Segundo João Lobo, vai ser agora iniciado “um propósito de alteração que terá bons frutos no médio prazo e o concelho está, mais uma vez, na linha da frente”.

A entidade gestora destas OIGP é a Pinhal Natural e o prazo previsto de execução do projeto é de dois anos.

A OIGP configura uma área prioritária de intervenção para efeitos de aplicação da medida programática do Plano de Reordenamento e Gestão da Paisagem (PRGP), concretizando o conjunto de ações a realizar na respetiva área de intervenção.

A execução do projeto da OIGP é financiada por fundos comunitários e nacionais, nomeadamente o Fundo Ambiental, e configura uma área prioritária de intervenção para efeitos de aplicação da medida programática do PRGP.





Notícias relacionadas



Comentários
Loading...