Incêndios: Paredes de Coura dá o exemplo
Paulo Pereira, presidente da Câmara Municipal de Paredes de Coura, decidiu não realizar este ano a sessão de fogo-de-artifício que é tradição nas festas do concelho, a decorrer até domingo. O anúncio foi feito ontem, durante a sessão comemorativa do dia do concelho. O autarca considera que “não se trata de pôr em causa uma tradição”, e que esta medida é “uma questão de sensatez”, mas ao mesmo tempo advertiu: “as tradições também podem mudar ou acabar, se isso significar avanço civilizacional”.
O montante que seria gasto no espectáculo de pirotecnia vai ser doado à associação de bombeiros da região. Numa estação em que o país enfrenta vários palcos de incêndio, Paulo Pereira entende que a sua iniciativa é também “um claro sinal de pedagogia e prevenção, ajudando quem mais combate o flagelo dos fogos num gesto de nobre cidadania”. O autarca espera que o seu exemplo seja seguido pelos seus pares: “Não faz sentido”, sublinhou, “ver os bombeiros a lutar e outros membros da comunidade incrementar o risco de incêndio, por menor que este seja”. Durante a cerimónia comemorativa do dia do concelho Paulo Pereira distinguiu o antigo bombeiro Domingos Rocha com a medalha de prata do município.
Nos últimos dias Paredes de Coura tem sido fustigada por vários fogos florestais, sobretudo nas freguesias de Rubiães e Vascões e na área de Paisagem Protegida de Corno do Bico.
Foto: Creative Commons