Índia consome metade do whisky vendido no mundo



Com uma população de 1,2 mil milhões, há poucas estatísticas mundiais que a Índia não domina. Ligadas ao consumo mas, sobretudo, à pobreza, falta de condições sanitárias ou desigualdade social.

No entanto, há uma estatística que, aparentemente, não faria parte dos pensamentos dos mais devotos conhecedores das estatísticas globais. De acordo com o Euromonitor International, a Índia consome metade do whisky vendido globalmente, sendo que esta percentagem vai subir até aos 70% em 2017.

Os indianos consomem 1,2 litros de whisky per capita por ano, estando atrás  dos franceses (2,15 litros por pessoa) e dos norte-americanos (1,5 litros por pessoa, por ano). Ainda assim, pareceria improvável que este país fosse, de longe, o maior consumidor de whisky do mundo.

A Índia também lidera as vendas globais de rum – 400 milhões de litros bebidos por ano, o dobro do segundo maior mercado, os Estados Unidos.

Recorde-se ainda que, na Índia, 53% das pessoas possuíam telemóvel em 2011, mas apenas 50% tinha acesso a saneamento básico. Uma realidade paralela que irá continuar a acentuar-se nos próximos anos e décadas.

Foto:  Abhijit Chendvankar / Creative Commons

Veja o consumo de whisky no mundo.

consumo





Notícias relacionadas



Comentários
Loading...