Índia inaugura torre de 25 metros para filtrar a poluição do ar



Esta segunda feira foi inaugurada a primeira torre de poluição atmosférica (“smog tower”) na capital da Índia, em Nova Deli. A construção tem 25 metros de comprimento e é composta por 40 ventiladores gigantes, que irão bombear mil metros cúbicos de ar por segundo e filtrar o ar, reduzindo para metade o número de partículas nocivas num raio de 1 quilómetro quadrado.

Através da nova torre, que teve um custo de cerca de 1,7 milhões de euros, o país espera filtrar a reduzir a poluição do ar e melhorar a sua qualidade para todos os habitantes. Estima-se que esta tenha provocado 54 mil mortes prematuras em 2020.

Arvind Kejriwal, Ministro de Deli, congratulou o acontecimento no Twitter. “Na guerra contra a poluição, a primeira torre de smog do país foi estabelecida em Deli. (…) Se os resultados deste projeto-piloto forem bons, então mais torres de poluição atmosférica serão instaladas em toda Deli”, afirma.

O Relatório Mundial de Qualidade do Ar de 2020, desenvolvida pela IQ Air, nomeou Nova Deli como a capital mais poluída do mundo, devido à sua concentração anual de 84.1 microgramas/m3 de partículas PM 2.5. Comparativamente a Lisboa, que ficou em 78º lugar no ranking com uma concentração anual de 9.1 PM 2.5, e com a recomendação da Organização Mundial de Saúde de que esta não deve ser superior a 10 microgramas/m3, é possível compreender o excesso de poluição presente no ar.





Notícias relacionadas



Comentários
Loading...