Índia: leopardos vivem mais perto das pessoas do que se julgava



Não admira que haja tantos relatos de ataques de leopardo na Índia – os grandes felinos vivem muito mais perto dos seres humanos do que se podia imaginar. Uma pesquisa recente sobre a proximidade dos habitats de leopardos e de humanos no estado indiano de Maharashtra descobriu que os predadores estão a dividir espaço com as populações humanas.

“Em nenhum lugar do mundo foram registados tantos grandes predadores numa paisagem tão densamente povoada por humanos”, disse Vidya Athreya, ecologista que liderou o estudo. Athreya analisou durante os últimos oito anos a forma como os leopardos e os seres humanos interagem.

Athreya e a sua equipa analisaram fotografias tiradas durante a noite por câmaras ocultas colocadas em torno de uma área densamente povoada em Ahmednagar, no estado de Maharashtra. Através de 81 fotos de leopardos, de um período de 30 dias, os investigadores foram capazes de identificar uma população de seis leopardos fêmea e cinco machos, juntamente com várias crias.

“O nosso estudo documenta pela primeira vez que um conjunto de predadores pode persistir numa paisagem totalmente dominada por humanos na Índia”, concluiu a equipa. E acrescentou: “Isto provavelmente tem muito a ver com as leis da Índia, que tornam ilegal matar qualquer animal selvagem por desporto ou para consumo”.

As descobertas apontam para a necessidade de um novo tipo de conservação que efectivamente controle o conflito entre o animal e o homem que pode surgir desta proximidade.

Ainda que Athreya realce que não foram detectadas mortes humanas durante o estudo, os ataques de leopardos a seres humanos na Índia têm aumentado nos últimos anos. Em 2011, um leopardo entrou na aldeia de Prakash Nagar, no sul do país, e feriu 11 pessoas antes de ser tranquilizado. Meses mais tarde, no início de 2012, outro leopardo atacou três moradores em Guwahati.

Athreya diz que os “leopardos evitam instintivamente os seres humanos”.

Os especialistas em vida selvagem estimam que vivam na Índia cerca de 10 mil leopardos, sendo que a população tem vindo a diminuir devido à ameaça da caça furtiva. De acordo com um estudo de 2012 sobre o comércio ilegal no país, quatro leopardos são mortos semanalmente.





Notícias relacionadas



Comentários
Loading...