Índia: Tribo Soliga faz história e vê reconhecido direito de utilizar a terra dos seus antepassados
A tribo Soliga, na Índia, acabou de garantir um direito histórico de utilizar as terras dos antepassados, ainda que estas se situem dentro de uma reserva de tigres. De acordo com a Survival International, esta vitória é um marco na vida das tribos mundiais – e, em particular, na Índia.
Em 1974, membros dos Soliga foram expulsos das suas casas, nas colinas de Biligirirangan, estado de Karnataka, pelo governo local, que alegou então querer proteger a vida selvagem do local. Mais de 35 anos depois, o governo admitiu o seu erro e recuperou os direitos dos Soliga.
A decisão foi recebida com entusiasmo e surpresa. Há seis meses, os Soliga pensavam que seriam novamente expulsos do local, que foi reclassificado como reserva de tigres para proteger os 30 felinos.
Antes, os Soliga insistiram que não eram parte do problema – mas sim da solução – na preservação dos tigres. Em conversa com o Ministro do Ambiente indianos, conta a Survival International, chegaram mesmo a propor um suicídio colectivo caso fossem expulsos do local.
“Não fazia sentido. Somos nós quem mais olhamos pelos tigres. Se nos expulsarem daqui, os tigres desaparecem”, explicou um Soliga.
Agora, e de acordo com a Lei dos Direitos Florestais, os Soliga têm os direitos legais de utilizar e proteger até 60% da reserva, incluindo as suas partes principais. A tribo está agora a preparar uma nova proposta para gerir a reserva de tigres, juntamente com o estado de Karnataka, utilizando os conhecimentos tradicionais.
“O governo indiano está a começar a aperceber-se que as pessoas tribais são os melhores conservadores. De longe. Seria bom que o resto do mundo fizesse o mesmo. Expulsar as tribos das suas terras ancestrais em nome da conservação não é apenas ilegal, destrói as tribos e é um desastre para o ambiente e vida selvagem”, explicou o director da Survival International, Stephen Corry.
Mais de 20 mil Soligas vivem no estado de Karnataka.
Foto: Shrenik Sadalgi / Survival International