Índice ACGE: Carris lidera combate às alterações climáticas no sector dos transportes



Pelo terceiro ano consecutivo, a Carris ocupa o primeiro lugar, entre as empresas de transportes, no Índice ACGE (Alterações Climáticas e Gestão de Empresas), promovido pela Euronatura – Centro para o Direito Ambiental e Desenvolvimento Sustentado.

Em 2011, a empresa alcançou, ainda, o 12º lugar no que respeita ao ranking global, num estudo que envolveu um total de 82 empresas, representativas de 14 sectores de actividade. A análise realizada contempla uma avaliação de 28 critérios, divididos em quatro capítulos: Governança, Gestão e Investimentos, Comunicação e Reporte e Inventário de Gases com Efeitos de Estufa.

O ranking é liderado pela Sonae Sierra, seguida da Caixa Geral de Depósitos, CTT, Lipor e EDP.

“Ao longo dos anos, a Carris tem vindo a dar uma particular atenção à promoção da utilização racional de energia e à melhoria contínua da eficiência energética da sua actividade enquanto empresa pública de transporte urbano. Nesse sentido, foram concretizadas diversas acções e estabelecidos determinados procedimentos, quer no que se refere à aquisição, manutenção e condução de veículos, quer aos aspectos relacionados com a Gestão do Tráfego e as condições de exploração”, explicou a Carris em comunicado.

Ao nível da frota, a Carris apostou na renovação de veículos, o que, entre outros aspectos, permitiu reduzir consideravelmente as emissões poluentes. Entre 2003 e 2011 (valor acumulado até Novembro), as emissões poluentes diminuíram, em média, cerca de 74%, por km percorrido, e as emissões de CO2 cerca de 6%. Para estes valores contribuem os motores utilizados nos novos autocarros, que respeitam exigentes Directivas Comunitárias a nível ambiental.

Ao nível das instalações, por outro lado, a empresa criou, no complexo de Miraflores, um Sistema Integrado de Gestão de Consumos de Energia, Água e Gás, com resultados “muito positivos”. Outro exemplo da preocupação da empresa com a eficiência energética é a “formação contínua em Condução Racional (económica e defensiva), facultada a todos os tripulantes”.

No sector financeiro, a liderança ficou a cargo da Caixa Geral de Depósitos. “A Caixa orgulha-se de, mais uma vez, ser líder no sector financeiro nacional e de obter a segunda pontuação na globalidade das empresas, o que representa um exemplo de boas práticas e de gestão responsável, consciente do papel que o sector empresarial desempenha no combate às alterações climáticas. O nosso percurso neste tema representa, igualmente, o nosso compromisso em prol das gerações futuras”, explicou a empresa em comunicado.

Índice ACGE. Top 20.

1. Sonae Sierra

2. Caixa Geral de Depósitos

3. CTT

4. Lipor

5. EDP

6. Sonaecom

7. BES

8. Vodafone Portugal

9. Portugal Telecom

10. Millennium BCP

11. Santander Totta

12. Carris

13. Worten

14. Modelo Continente

15. Pingo Doce

16. Repsol

17. Brisa

18. CELBI

19. Cimpor

20. TAP





Notícias relacionadas



Comentários
Loading...