Indonésia: novo arranha-céus vai gerar a sua própria energia (com FOTOS)
A Pertamina, empresa estatal de energia da Indonésia, vai construir um arranha-céus que irá gerar a sua própria energia, de acordo com o site Fast Company. A torre foi desenhada pelo ateliê Skidmore, Owings & Merrill (SOM) e será pensada para produzir energia que ela mesmo irá consumir.
De acordo com o site norte-americano, o tecto do edifício terá uma espécie de funil que vai captar o vento e levá-lo para uma série de turbinas eólicas verticais, capazes de gerar energia.
A empresa estuda também a possibilidade de usar energia geotérmica, muito aproveita na Indonésia devido à sua cadeia vulcânica.
A estrutura vai albergar mais de 20 mil trabalhadores, mas apenas deverá ser inaugurada em 2020. O edifício principal será rodeado de prédios mais pequenos, cobertos por painéis solares, um auditório para espectáculos e até uma mesquita pública.
Para além de gerar energia, o arranha-céus foi desenhado para a economizar. Assim, a fachada curva da torre terá um mecanismo que vai mitigar o calor do sol, projectando sombra no ambiente de trabalho e, assim, diminuindo a utilização do ar-condicionado. Esta dupla abordagem energética vai permitir que as energias renováveis sejam suficientes para abranger toda a estrutura.
“Queremos ter uma indepedência energética completa. Parte da motivação é puramente prática: Jacarta tem uma rede energética pouco confiável, e se o campus gerar a sua própria energia, o trabalho não é interrompido”, explicou Scott Duncan, da SOM.
[nggallery id=143 template=greensavers]