Indonésia: orangotango vítima de tráfico conquista centro de acolhimento (com FOTOS)



Duas hipóteses podem surgir enquanto lê este artigo. Um por lado, há fortes possibilidades de esboçar um sorriso carinhoso seguido de um “oh, que fofo!” ao ver estas imagens e, por outro, ter de fazer uma pausa para reflectir nas imensas semelhanças que partilhamos com estes animais.

Conhecidos por estarem entre os primatas mais inteligentes, os orangotangos têm sido particularmente atingidos pela mão humana, com uma contínua caça ilegal que, infelizmente, não parece ter abrandado nos últimos anos. Assim, sempre que surge uma história com final feliz para estes primatas, isso é motivo de notícia.

Encontrado algures na ilha de Bornéu, Indonésia, este orangotango de apenas sete meses estava à mercê de traficantes de animais exóticos. Voluntários da Natural Resources Conservation Agency (NRCA) em Ciamis, Indonésia, acolheram-no na instituição e deram todos os cuidados que precisava.

Embora a caça desta espécie seja ilegal, continua a ser uma actividade altamente lucrativa no sudeste asiático. Os traficantes procuram os primatas como fonte de alimento, para comércio ilegal de animais exóticos e como ingrediente para mezinhas da medicina tradicional.

Mesmo com a criação de leis nacionais e convenções internacionais para proteger os orangotangos, na prática as autoridades fingem não saber o que se passa no país, com poucos traficantes de animais exóticos a serem acusados e, quando tal raridade acontece, as penas são muito leves.

“Os centros de acolhimento, como o NRCA, fazem um trabalho fantástico, mas a maioria dos orangotangos vítima de tráfico não é salva”, contou Kobe Steele, presidente da Fundação Internacional para os Orangotangos, ao Daily Mail.

 Foto: Jeffa Images

[nggallery id=3168 template=greensavers]

 

 

 

 

 





Notícias relacionadas



Comentários
Loading...