Indústria do vidro está cada vez mais verde
A recolha e a conversão de fragmentos de vidro usado têm sido constantemente desenvolvidas ao longo dos anos, de modo a garantir que o máximo de vidro possível é de novo encaminhado para o processo de produção. O material tem uma temperatura de fusão muito mais baixa do que os componentes originais do vidro e, por conseguinte, requer cerca de 40% menos energia para criar vidro fundido.
Em 2011, na Europa, esta alternativa evitou a emissão de mais de sete milhões de toneladas de CO2 – o que equivale a tirar quatro milhões de carros das estradas, segundo o The Guardian.
Infelizmente, na indústria da reciclagem, a maior parte do vidro reciclado acaba na produção de asfalto, em vez de se transformar em novos produtos de vidro. Esta tendência deve ser combatida, se queremos que o vidro seja usado como uma opção ecologicamente sustentável.
Eliminar os desperdícios e excessos na linha de produção também é fundamental para a sustentabilidade do sector. O processo de produção de garrafas de vidro mais leves – reduzindo assim a energia necessária para as produzir e transportar – tem sido um ponto de importante inovação nos últimos anos. As embalagens de vidro actuais são cerca de 50% mais leves do que costumavam ser.
A garrafa mais leve disponível na indústria da água mineral foi recentemente lançada pela Rawlings e pela Belu. A última, por exemplo, vai poupar 850 mil Kg de vidro por ano – o equivalente a 2,1 milhões de garrafas de vidro – e reduzir as suas emissões de carbono em mais de 11%.
Uma abordagem ecológica alternativa consiste em utilizar o excesso de vidro verde disponível. De acordo com um estudo realizado pelo Waste and Resources Action Programme (Wrap), mudar do vidro transparente para o verde poderia reduzir as emissões de CO2 em 20%. Isto porque o vidro verde tem um maior teor reciclável do que o restante.
No meio de todas estas inovações, o investimento em infra-estruturas formais para recolher, classificar e distribuir o vidro antigo é o esforço mais óbvio necessário para ampliar a sustentabilidade da indústria.