Inédito: Vaticano alerta para perigos das alterações climáticas
Pela primeira vez, o Vaticano publicou um relatório que alerta para o perigo das alterações climáticas, avisando que é preciso tomar atitudes globais urgentes. “Os humanos têm que tomar acções decisivas para evitar a crise que está para vir”.
O relatório, denominado “Fate of Moutain Glaciers in the Anthropocene”, foi lançado pela Academia Pontífice da Ciência e trabalhado em conjunto com vários climatologistas, entre os quais Rajendra Pachauri, presidente do IPCC (Painel Intergovernamental para as Alterações Climáticas).
“Apelamos a todas as pessoas de todas as nações para reconhecerem os impactos sérios e potencialmente irreversíveis do aquecimento central causado pelas emissões antropogénicas de gases com efeitos de estufa e outros poluidores, e por mudanças nas florestas, zonas húmidas, pradarias e outros tipos de terras”, pode ler-se no relatório.
E mais: “Apelamos a todas as nações para desenvolverem e implementarem, sem atrasos, políticas efectivas e justas para reduzir as causas e impactos das alterações climáticas nas comunidades e ecossistemas, incluindo glaciares nas montanhas e as suas divisões de água, tendo sempre em conta que vivemos na mesma casa”.
Finalmente, o relatório faz três recomendações: em primeiro lugar, apelou à redução imediata das emissões de CO2 em todo o mundo; em segundo, à redução da concentração de poluidores de ar que contribuem para o aquecimento global em 50%; e, em terceiro lugar, para nos prepararmos para as alterações climáticas que a sociedade já não poderá mitigar.
Foto: David Iliff (Wikipedia)