Infant SOS: um sistema que dá o alerta e arrefece o ar quando um bebé é deixado no carro

A notícia de uma criança morta esquecida no interior do carro é absolutamente devastadora. Só nos Estados Unidos, todos os anos morrem quase 40 crianças devido a este esquecimento por parte dos pais, sobretudo nos meses de Verão, e foi este número inacreditável que levou cinco engenheiros da Universidade de Rice, em Houston, naquele país, a desenvolver um aparelho que elimina este terrível cenário.

Denominado SOS Infant, o aparelho utiliza um sistema de arrefecimento do carro para que a temperatura da criança não chegue ao ponto de lhe provocar um ataque, mas também alerta os outros quando pressente que a criança pode estar em perigo.

O aparelho contém detectores de movimento e dá o alerta caso a criança ainda se mantenha no carro depois de este detectar que o veículo está parado. Trinta segundos depois de o carro detectar esta situação, o Infant SOS lança um alarme áudio e várias luzes LED acendem-se intermitentemente no carro, alertando os pais e as pessoas que passam para a criança esquecida.

O aparelho envia uma mensagem a 10 pessoas, incluindo autoridades de emergência médica e polícia
O aparelho envia uma mensagem a 10 pessoas, incluindo autoridades de emergência médica e polícia

Cinco minutos depois, e caso a criança não seja retirada do carro, são enviadas mensagens de texto para até 10 pessoas, incluindo autoridades de emergência médica e policial. Na mesma altura, um material despoletado pelo calor activa o sistema de arrefecimento passivo, absorvendo o calor do ambiente para manter o bebé ou a criança refrescado até que a ajuda chegue.

Segundo o Inhabitots, o projecto será melhorado no próximo ano académico e, quando chegar ao mercado, deverá custar cerca de €140.

Notícias relacionadas
Comentários
Loading...