Infeção por Leptospira em animais selvagens na Nova Zelândia ameaça o gado e as pessoas



A leptospirose é uma doença bacteriana que pode ser transmitida através da urina de animais infetados. Recentemente, o número de casos humanos de leptospirose na Nova Zelândia aumentou, e suspeita-se que a vida selvagem seja uma das fontes de transmissão.

Para compreender melhor este facto, foi realizado um estudo em duas explorações agrícolas na Nova Zelândia. Animais selvagens, incluindo ratos, ratazanas, ouriços e gambás, e animais domésticos, incluindo gado, ovelhas e cães de trabalho, foram capturados e testados quanto à exposição à Leptospira.

“Encontrámos múltiplos serovares de leptospirose em animais domésticos e selvagens, com variações importantes por espécie e classe etária. Foram encontradas reações a estirpes em todas as espécies domésticas e selvagens e em todas as idades, ao passo que os animais domésticos, os gambás e os ouriços-cacheiros reagiram normalmente. O gado bovino, as ovelhas, os ouriços-cacheiros e os gambás também apresentaram exposição ao vírus”, explicam os investigadores.

Segundo a mesma fonte, estes resultados” indicam potenciais vias múltiplas e complexas de transmissão da doença e dinâmicas entre serovares e sugerem que a infeção por Leptospira em animais selvagens na Nova Zelândia pode constituir um risco tanto para o gado como para a saúde humana”. “É necessária mais investigação para compreender a forma como as bactérias estão a ser transmitidas, a fim de prevenir eficazmente a doença associada”, alertam.





Notícias relacionadas



Comentários
Loading...