Inferno na Terra: Vale da Morte atingiu 54.4 graus, a temperatura do ar mais elevada no Planeta



A temperatura do ar mais quente registada em qualquer lugar do planeta em pelo menos um século, foi alcançada no Vale da Morte, no deserto de Mojave, na Califórnia, Estados Unidos, na tarde de domingo, onde chegou aos 54,4 graus Celsius.

O Vale da Morte é o parque nacional americano mais quente e seco da Califórnia e do Nevada, tendo registado temperatura temperatura de 54,4ºC no domingo, de acordo com o National Weather Service dos Estados Unidos. O máximo histórico de 56.7 graus Celsius, relatado há mais de 100 anos, também tinha sido registado no Vale da Morte, segundo a CNN.

Os serviços de metereologia estão a alertar as pessoas que moram no leste da Califórnia, Nevada, Arizona e Utah para limitarem o seu tempo fora de casa para o período entre as 5h e 8h.

São quase 60 milhões de pessoas nos Estados Unidos, do Arizona até a fronteira EUA-Canadá, que estão sob um alerta de calor, disse o meteorologista da CNN Tyler Mauldin. O calor é o resultado da alta pressão que se instalou em grande parte da Costa Oeste.

O Vale da Morte é um vale desértico é um dos lugares mais quentes do mundo no auge do verão, juntamente com os desertos do Oriente Médio.
A Bacia de Badwater do Vale da Morte é o ponto de menor altitude na América do Norte, a 86 m abaixo do nível do mar. Este ponto fica 136,2 km a leste-sudeste de Monte Whitney, o ponto mais alto nos Estados Unidos contíguos, com uma altitude de 4.421 m.

Furnace Creek, no Vale da Morte, detém o recorde de temperatura do ar mais alta registada na Terra a 56,7 °C em 10 de julho de 1913, bem como a maior temperatura natural a nível do solo já registada na Terra a 93,9 °C em 15 de julho de 1917.





Notícias relacionadas



Comentários
Loading...