Ingestão excessiva de fruta e vegetais é a chave para prevenir doenças crónicas
A ingestão abundante de fruta fresca, vegetais e grãos integrais ajuda a prevenir o desenvolvimento de mais de uma doença crónica – como a diabetes ou asma -, revela um novo estudo. A investigação feita pela Universidade de Adelaide examinou a ligação entre a dieta alimentar e 11 doenças crónicas e concluiu que quem consome mais fruta tem menor probabilidade de desenvolver doenças crónicas, enquanto quem ingere mais vegetais tem menos possibilidades de desenvolver mais de uma doença crónica.
O estudo, elaborado em conjunto com outras universidades e organizações de saúde da China e Canadá, foi publicado na revista científica Clinical Nutrition.
Embora a relação entre uma boa dieta alimentar e o desenvolvimento e prevenção de doenças esteja bem estabelecida e documentada, este é o primeiro estudo que estabeleceu uma ligação entre uma má nutrição e o desenvolvimento de várias doenças crónicas, refere o Daily Mail. Durante o estudo foram acompanhados mais de 1.000 cidadãos chineses durante um período de cinco anos.
De acordo com os investigadores, os participantes do estudo que não desenvolveram nenhuma doença crónica consumiram em média cerca de 57 gramas de fruta por dia. No entanto, este valor é bastante pequeno considerando o padrão europeu. O estudo revela ainda que os participantes saudáveis ingeriam uma maior variedade de grãos – além do arroz e trigo, estavam também presentes o milho, aveia, centeio, cevada, sorgo e quinoa.
Foto: heydrienne / Creative Commons