Inglaterra: Animais selvagens vão ser banidos do circo até 2015



O ministro do Ambiente inglês, Jim Paice, espera que uma lei que proíba a utilização de animais selvagens no circo seja levada ao Parlamento – e aprovada – até 2015.

“Não há lugar, na sociedade de hoje, para os animais selvagens serem utilizados para o nosso entretenimento, nomeadamente nos circos. Os animais selvagens merecem o nosso respeito”, explicou, por sua vez, Lord Taylor, o ministro que tutela a área do bem-estar dos animais.

Hoje, há entre 35 e 50 animais selvagens – tigres, camelos, zebras ou cobras – que são utilizados como atracções de circo em Inglaterra. A Defra – departamento de alimentação, ambiente e assuntos rurais – já disse que encontrará uma nova casa para os animais atingidos pela medida.

Apesar de estas leis se encontrarem há bastante tempo em stand by, a situação foi acelerada quando foi posto online um vídeo que dava conta de um elefante a ser agredido pelo seu tratador, num circo britânico.

Até que a lei chegue ao parlamento, o Governo inglês está a ultimar um regime mais complexo e difícil de licenciamento de animais selvagens no circo.

Questionada sobre porque razão os circos seriam banidos de viajarem – e possuírem – animais selvagens mas não domésticos, como os cavalos, a Defra explicou que os animais domesticados estava mais habituados a viajar. A Áustria é um dos países europeus que já baniu os animais selvagens nos circos.





Notícias relacionadas



Comentários
Loading...