Inglaterra: David Cameron sugere pagamento de taxa pelos sacos de plástico
O primeiro-ministro britânico, David Cameron, deu a entender que poderá vir a introduzir uma legislação para os sacos de plástico em Inglaterra, após a incapacidade dos supermercados em reduzirem a sua distribuição gratuita.
Cameron reuniu-se anteontem com um grupo de crianças da Stanley Primary School, em Teddington, Londres, que lhe entregaram uma carta do grupo Greener upon Thames pedindo-lhe que tome medidas de combate ao crescente uso de sacos de plástico.
O grupo, que tem vindo a trabalhar com outro de educação ambiental, o EcoTales, também lhe mostrou um albatroz com quatro metros de largura feito de garrafas recicladas, como forma de destacar o impacto dos resíduos de plástico nos oceanos.
Cameron disse ter realizado recentemente uma reunião para discutir a introdução de um sistema de cobrança de sacos no Reino Unido, que poderia competir com o esquema de sucesso do País de Gales.
Segundo o Business Green, números recentes do governo confirmam que o uso de sacos de plástico em Inglaterra aumentou 12,2% entre 2010 e 2012, enquanto no País de Gales caiu 80% desde a implementação do sistema de cobrança implementado em Outubro de 2011.
Há dois anos, Cameron disse que era “inaceitável” que o uso de sacos de plástico tivesse subido novamente após um período de declínio e anunciou vir a legislar a matéria, no sentido de resolver o problema, caso o uso não voltasse a descer. No entanto, os planos do Departament for Environment, Food & Rural Affairs para introduzir um imposto nacional sobre os sacos foram anulados pelo chanceler George Osborne, devido ao impacto da medida no custo de vida.
Ruby, de nove anos de idade, natural de Teddington, disse que está na hora de a Inglaterra introduzir uma taxa sobre os sacos de plástico. “Viemos aqui para passar uma mensagem sobre a poluição de plástico”, disse a criança. “O País de Gales, a Irlanda e a Escócia têm uma taxa, por isso eu não percebo por que nós não podemos ter.”