Inglaterra. Nova lei prevê que todas novas residências e escritórios tenham carregadores de VE

Inglaterra vai ser o primeiro país do mundo a exigir que as novas residências e escritórios tenham obrigatoriamente carregadores de veículos elétricos (VE). Prevê-se que a legislação saia ainda este ano e que a medida seja implementada em 2022.

A confirmação foi dada no Dia Mundial dos Veículos Elétricos, por Rachel MacLean, Secretária de Estado do Departamento de Transportes. Como explicou, “a intenção do governo é de garantir que onde quer que as pessoas vivam – seja na sua própria casa, uma casa com terraço sem estacionamento ou um prédio –  tenham acesso ao carregamento durante a noite, porque essa é a maneira mais conveniente de carregar para as pessoas. Nós vamos definir mais detalhes na nossa estratégia de infraestrutura, que publicaremos em breve, mas estamos a analisar de perto os desafios de instalar os pontos de recarga em estacionamentos e blocos de apartamentos”.

Em causa está, não só o facto do governo britânico proibir a venda de carros a gasolina e diesel até 2030, como o de ser necessário aumentar em dez vezes mais o número de postos de carregamento existentes (atualmente existem 25 mil), para corresponder à adesão que irá existir até ao mesmo ano.

Para ajudar os cidadãos na transição para a mobilidade elétrica, o governo criou uma app gratuita, a EV8 Switch, que permite aos utilizadores saber o dinheiro que podem poupar ao fazer esta mudança – comparativamente ao seu automóvel atual – e os benefícios que isso traz para a qualidade do ar e em termos de emissões de dióxido de carbono (CO2). Por outro lado, esta possibilita ainda que o condutor veja qual é o VE mais adequado para o seu estilo de vida, onde estão os pontos de carregamento próximos e que crie percursos mediante a autonomia do carro.

Notícias relacionadas

Comentários estão fechados.