Inglaterra enfrenta escassez de canalizadores, pedreiros e marceneiros
A Inglaterra está a enfrentar uma crescente escassez de mão-de-obra qualificada, após uma queda dramática no número de canalizadores, pedreiros e marceneiros. As oportunidades para trabalhadores qualificados em reparações e construção diminuíram em 7% no ano passado, depois de esta área ter sido duramente atingida pela crise económica e pela estagnação do mercado imobiliário.
As empresas independentes estão a diminuir e os canalizadores estão a ser os mais atingidos, com uma queda de 25% nos números dos últimos quatro anos. O número de pedreiros está abaixo dos 19%, o de limpadores de janelas em 18% e o de marceneiros caiu 17% nos últimos três anos, segundo os dados da Simply Business.
Os funcionários de limpezas e os limpa-chaminés conseguem contrariar esta tendência, porém, de acordo com as respostas enviadas por mais de 300 mil pequenas empresas.
A produção na indústria da construção no país caiu para seu nível mais baixo desde 2009. E o valor que se paga por manutenção das casas caiu abruptamente 40% desde 2001.
Muitos trabalhadores sentem que a sua função é dispensável e sem quaisquer direitos – num dia não sabem se terão trabalho no seguinte e é difícil conseguirem trabalhar continuamente uma semana inteira.
O número de limpa-chaminés, porém, tem crescido, com um aumento de 4% nos últimos três anos, o que pode derivar da crescente popularidade do uso de lareiras nas casas.
Foto: Sob licença Creative Commons