Inglaterra: população de aves selvagens aumenta depois de desratização



Um projecto de erradicação de ratos na ilha rochosa de Lundy, ao largo de Devon, Inglaterra, resultou no aumento de 10 vezes da população de aves marinhas ameaçadas de extinção da região.

É agora esperado que arranque no próximo Outono um projecto semelhante, no valor de €869 mil (R$ 2,6 milhões), em duas das ilhas Scilly, St Agnes e Gugh, de modo a eliminar os ratos que se instalaram em terra a partir dos navios naufragados.

Alguns activistas pelos direitos dos animais não concordam com as medidas. A Animal Aid acusa os responsáveis pelo projecto de condenarem os ratos a uma “morte horrível” por razões comerciais – potenciar a indústria do turismo altamente dependente do avistamento de aves, sendo justamente o turismo também causa da queda do número de aves.

Segundo o Guardian, as equipas de pesquisa descobriram que, 10 anos após o lançamento do projecto de recuperação de aves marinhas em Lundy, o número de casais reprodutores de estapagados aumentou de 300 para 3.000.

Os resultados encorajam as ilhas de St Agnes e Gugh, situadas ao largo da extremidade sudoeste da Grã-Bretanha continental, onde estão instaladas cerca de 3.100 ratazanas. O local tem registado uma queda de 25% do número de aves nos últimos anos.

Considera-se que o projecto – financiado pela Lotaria Nacional do Reino Unido, União Europeia e outras fontes – é viável, uma vez que as ilhas são cercadas por águas profundas e é pouco provável que outros ratos voltem a repovoar o local, uma vez removida esta população.

Na óptica de alguns esta acção é particularmente importante, pois St Agnes e Gugh estão perto da ilha desabitada de Annet que tem significativas colónias de aves marinhas.

O veneno usado no extermínio dos ratos vai, contudo, levar à diminuição também da população de coelhos que deixarão de ter farta fonte de alimento. Apesar de os responsáveis dizerem que o veneno apenas funciona em ratos, já foi também distribuído um antídoto para cães e gatos.





Notícias relacionadas



Comentários
Loading...