Ingleses desenvolvem pulseira que permite seguir movimentos do seu filho através de GPS
Muitos produtos tecnológicos foram apresentados no Consumer Electronic Show de 2014, que decorreu em Las Vagas, ma, uma das mais curiosas apresentações foi uma pulseira inteligente que permite controlar todos os movimentos do seu filho à distância – e é também o telemóvel mais pequeno do mundo.
Desta forma, graças à KMS – empresa inglesa que desenvolveu o aparelho em parceria com a Universidade de Manchester – é agora possível saber da localização, e talvez o comportamento, do seu filho. Porém, o aparelho pode também ser adaptado para idosos e adultos vulneráveis. Basicamente, o dispositivo assemelha-se a um relógio digital de pulso que é, na verdade, um pequeno telemóvel incorporado com GPS que possui apenas um botão.
Este botão funciona como um botão de pânico que, quando pressionado, liga para uma série de números de telefone pré-programados até que algum deles atenda. O aparelho detecta os atendedores de chamadas e salta para o número seguinte da lista. “A simplicidade foi a chave para o nosso público-alvo: crianças e adultos vulneráveis. Teria de ser fácil de usar por todos, mesmo aqueles que não conseguem manusear um telemóvel normal”, explica Chris Etchells, co-fundador da KMS, ao Guardian.
Incorporado no telemóvel está um chip GPS, que permite aos pais ou à pessoa responsável localizar o utilizador da pulseira no mapa através de um site ou de uma aplicação para smartphone. O dispositivo permite ainda delinear uma limitação geográfica, que automaticamente localiza o utilizador da pulseira e notifica a pessoa responsável caso o portador da pulseira abandone uma área segura pré-definida.
Adicionalmente, o dispositivo possui ainda uma espécie de código de barras de contém informação sobre a pessoa que a utiliza, incluindo o tipo sanguíneo, alergias e contacto de emergência, caso a pessoa se perca ou tenha um acidente.
A pulseira está em fase final de desenvolvimento e deverá estar pronta para ser produzida e entrar no mercado em Setembro de 2014, por cerca de €242 (R$786).