Iniciativa ‘Free Trees For Portugal’ vai plantar 110 mil árvores em território nacional
O Grupo de Estudos de Ordenamento do Território e Ambiente (GEOTA) e a Gone West, vão plantar 110 mi árvores em Portugal no decorrer de 2022. O pinheiro manso (Pinus pinea), o medronheiro (Arbutus unedo) e o carvalho alvarinho (Quercus robur) são algumas das espécies que vão crescer nas florestas portuguesas. As plantações surgem no âmbito da iniciativa ‘Free Trees For Portugal’ (em português, Árvores Livres para Portugal), que tem como objetivo ajudar a combater a desflorestação e restaurar os “pulmões” do país.
Desde 2018, a Gone West plantou árvores em mais de 30 hectares em Portugal. Já o GEOTA, através do projeto Renature Monchique, replantou 137 mil árvores na Serra de Monchique, após os incêndios de 2019. Em conjunto, as associações pretendem combater os efeitos da desflorestação e das alterações climáticas, promover florestas mais resistentes a incêndios florestais, proteger a vida selvagem e incentivar ao maior envolvimento das comunidades locais.
A ‘Free Trees For Portugal’ trabalha com cerca de 30 projetos, desenvolvidos em território nacional, com o objetivo de plantar cada vez mais árvores endémicas e motivar as próximas gerações a cuidar das florestas no plano ambiental, social e económico. Os interessados em fazer parte desta iniciativa em futuros projetos, podem encontrar mais informações e o formulário de candidatura aqui.