Inovação da Águas de Portugal premiada em Istambul
Um projecto que visa a optimização da produção de energia a partir do biogás resultante do processo de Digestão Anaeróbia das lamas produzidas nas Estações de Tratamento de Águas Residuais (ETAR) foi galardoado nos WEX Global Awards 2015, na categoria Água e Energia. A cerimónia realizou-se em Istambul, na Turquia.
O projecto, denominado Neural AD (Neural Networks + Anaerobic Digestion), tem como pano de fundo as redes neuronais artificiais aplicadas à optimização da digestão anaeróbia de lamas e que permite melhor predizer o comportamento deste processo em diferentes condições operacionais – e, assim, maximizar o potencial de valorização energética do biogás produzido nos processos de digestão das lamas geradas nas ETAR.
O Neural AD é um projecto de inovação concebido inicialmente pela Águas de Portugal (AdP) e o Instituto Superior de Engenharia do Porto, em 2013, ao qual se juntaram, no segundo ano de desenvolvimento, o Instituto Superior Técnico, a Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa e a Universidade do Minho, a AdP Serviços e as empresas do grupo com operação de sistemas de saneamento (Simria, Simarsul, Simtejo, Sanest e Águas do Noroeste).
“Além do reconhecimento internacional que nos aporta este prémio, especialmente gratificante porque competimos com os grandes players internacionais, quero destacar e agradecer a elevada e profícua colaboração com o meio académico que, em conjunto com a motivação e empenho dos colaboradores das diversas empresas do Grupo envolvidas nesta fase experimental, nos permitiu desenvolver e concretizar a aplicação de um projecto de inovação que resulta na melhoria da eficiência dos nossos processos”, destacou Afonso Lobato de Faria, presidente da Águas de Portugal.
Neste momento, o projecto está em fase experimental em seis ETAR do Grupo AdP – ETAR do Ave (Vila do Conde), ETAR Norte (Aveiro), ETAR Sul (Ílhavo), ETAR de Vila Franca (V. F. de Xira), ETAR do Seixal (Seixal) e ETAR da Guia (Cascais, na foto) – prevendo-se que, ainda este ano, venha a ser estendido a mais sistemas de cogeração de biogás de lamas de ETAR do Grupo.
“A valorização energética dos subprodutos resultantes das suas actividades, como é o caso do aproveitamento energético do biogás das lamas de ETAR, é uma orientação estratégica do Grupo Águas de Portugal no contexto da promoção do uso eficiente de recursos e da Economia Verde”, explicou a AdP em comunicado.
Os WEX Global Awards são atribuídos anualmente no âmbito da conferência internacional Water and Energy Exchange (WEX) Global. A edição de 2015 decorreu de 23 a 25 de Fevereiro em Istambul, na Turquia, com o tema Water, Energy, and the Zero Waste Society.