Inovação em português: uma t-shirt que repele mosquitos
A NG Wear, empresa têxtil sediada em Barcelos, o Citeve e o Instituto de Higiene e Medicina Tropical (IHMT) uniram-se para desenvolver uma t-shirt que conseguisse repelir mosquitos. Um ano e dezenas de testes depois surgiu a No Mosquito, “a maior ofensiva dos têxteis tecnológicos portugueses na guerra contra as picadelas de insectos”, de acordo com uma reportagem publicada ontem pelo Jornal de Negócios.
Com um preço entre os 17 e os 29 euros e uma durabilidade entre as 20 e as 60 lavagens, a inovação portuguesa anti-mosquitos prepara-se agora para “voar” para África, América do Sul e Ásia, onde se estima que os mosquitos transmitam doenças a mais de 700 milhões de pessoas anualmente.
De acordo com Manuel Pinheiro, administrador da NG Wear, foram já produzidas 10 mil t-shirts No Mosquito. “[Estamos] a combater alguma reticência do mercado face à inovação”, explicou o responsável, que avisou que este é um produto que se destinará, quase a 100%, para exportação.
O projecto recebeu um investimento de 300 mil euros por parte da Tinamar, que detém a NG Wear, mas tem já uma facturação prevista, só no primeiro ano, de 500 mil euros.
Desenvolvida por diferentes níveis de intensidade, a t-shirt repelente de insectos fornece uma zona de protecção de cerca de 50 cm livre de insectos picadores, evitando a utilização de sprays pegajosos ou de químicos desagradáveis.
Saiba mais sobre a No Mosquito neste link.