Inspira Santa Marta: um hotel ecológico bem no centro de Lisboa (com VÍDEO)
Há muito que o Green Savers alerta para as políticas de sustentabilidade do Inspira Santa Marta, um hotel a poucos metros da Avenida da Liberdade, no centro de Lisboa, e que foi visitado recentemente pelo Economia Verde.
Inaugurado em 2010, o hotel foi um dos primeiros do centro de Lisboa a aproveitar a luz do Sol para aquecer as águas sanitárias, mercê dos 70 metros quadrados de painéis solares instalados no telhado.
“Não precisamos de utilizar as caldeiras durante 365 dias por ano e 24 horas por dia”, explicou ao Economia Verde o director-geral do hotel, Nicolas Roucos. “De 2012 para 2013 poupámos 4% em energia eléctrica, cerca de 2% em água e 1% em gás. Estes valores podem parecer poucos, mas em facturas de centenas de milhares de euros por ano faz uma diferença notável”, explicou Roucos.
O hotel espera que os valores venham a crescer, mas a grande aposta é nas renováveis: 100% da energia comprada vem da força da água ou do vento. Por outro lado, e segundo Roucos, 38% dos clientes do hotel voltarão ao Inspira Santa Marca, unicamente, pelo conceito ecológico do hotel.
Os materiais utilizados na construção do hotel têm um baixo impacto no ambiente, e os quartos estão organizados segundo a arte milenar do feng-shui – o quarto dedicado ao elemento água, por exemplo, tem um chão de cortiça.
O Inspira Santa Marta investe também em projectos de responsabilidade social, da reflorestação ao financiamento de água potável noutras partes do mundo: três bombas de água já foram construídas, com este apoio, no Malawi.
Por tudo isto, o Inspira Santa Marta, mais do que um hotel de quatro estrelas, sente-se um ubran retreat sustentável em Lisboa. Veja como no episódio 240 do Economia Verde.