Instalada a primeira central fotovoltaica num recinto desportivo municipal português
O município de Alfândega da Fé, no distrito de Bragança, instalou a primeira central fotovoltaica num recinto desportivo municipal, em Portugal. O sistema fotovoltaico tem uma potência instalada de 22 kWp e foi instalado pela empresa PH Solar, que tem sede nesta vila, nos edifícios de apoio ao Estádio Municipal da Alfândega da Fé.
A central deverá produzir, anualmente, cerca de 30 MWh de energia, que é injectada na rede eléctrica com base no decreto-lei da miniprodução.
Esta é o primeiro de sete sistemas fotovoltaicos de miniprodução previstos para diversos edifícios municipais de Alfândega da Fé, com uma potência total de 145 kWp. As centrais fotovoltaicas vão produzir anualmente cerca 40% da energia consumida nos edifícios do município da Alfandega da Fé.
A PH Solar, através da sua empresa mãe, Painel da Harmonia, é responsável pelo projecto de engenharia, instalação dos sistemas e investimento de €210 mil. Em contrapartida, o município fica com uma parte das receitas obtidas pela venda da energia eléctrica, que servirá como renda cobrada pela utilização das coberturas dos edifícios.
Com a finalização deste projecto, a Painel da Harmonia irá atingir, em meados de 2013, uma capacidade instalada em sistemas fotovoltaicos de 850 kWp em coberturas de edifícios. A partir do segundo semestre de 2013, a empresa irá concentrar-se no investimento e desenvolvimento em sistemas fotovoltaicos em regime de auto-consumo directo, bem como na comercialização de energia verde a consumidores residenciais