Intelligent Life: a melhor língua para aprender é o português… do Brasil



O português do Brasil é a melhor “língua” para aprender, hoje, globalmente, de acordo com a correspondente do The Economist em São Paulo, Helen Joyce. Num artigo publicado no Intelligent Life, a jornalista argumenta que esta é a língua – apesar de não ser língua, leia-se… – que garante um melhor retorno do investimento. Quer social, quer económico.

“Há lunáticos que aprendem línguas por prazer. Os outros procuram apenas um retorno do investimento, o que significa escolher uma língua com vários nativos”, explica Joyce. “Há apenas uma escolha racional: o português do Brasil”.

Segundo Joyce, o Brasil tem 190 milhões de pessoas, metade de um continente, e interessantes perspectivas económicas. “Sâo Paulo é a capital de negócios da América Latina. Não há outro País com uma flora e fauna tão variada e bonita. É a casa da maior floresta do planeta, a Amazónia. O clima é excelente e as praias também. As pessoas são simpáticas e terríveis mentirosos, que vos dirão “O vosso português é excelente” muito antes de tal ser verdade”.

A jornalista explica ainda que, a partir do momento em que uma pessoa fale português do Brasil, basta acrescentar algumas palavras ao seu vocabulário para conseguir facilmente fazer-se entender em Portugal e partes de África. “Se falarem espanhol, francês ou italiano metade do vosso trabalho está feito”, continua Joyce.

“Quando penso que os meus filhos, que hoje têm dez e cinco anos, um dia poderão escrever ‘fluente português do Brasil’ nos seus currículos, fico um pouco vaidosa”, termina a jornalista. Só falta esclarecer Joyce que… língua portuguesa há só uma.

Leia o artigo do Intelligent Life (curiosamente, em inglês).

Veja uma sondagem da mesma revista sobre qual a melhor língua para aprender (e adivinhem quem lidera…)

E leia também este artigo do Comunicação Integrada, que aborda as oportunidades e perigos de promover conteúdos portugueses no Brasil – e vice-versa.





Notícias relacionadas



Comentários
Loading...