Investigação no mar da Jutlândia descobre variedade de vida marinha



Na Dinamarca, a zona costeira a norte da Jutlândia ainda é pouco conhecida. Um projeto recente está a mapear e explorar o fundo do mar, com a ajuda de Klaus Thymann, um fotógrafo e conservacionista dinamarquês. A equipa conta com a colaboração dos pecadores locais, utilizando mapas antigos, tal como aparelhos de GPS, drones e câmaras.

Após vários meses de espera devido à agitação das águas e dos ventos fortes, a equipa conseguiu descobrir a vida marinha de Jammerbugten até 40 metros de profundidade. Foram avistados corais moles como o Alcyonium digitatum, algas, caranguejos, e o fundo foi variando consoante a profundidade, podendo-se ser de rocha, areia ou cascalho. Os especialistas destacaram uma grande variedade e riqueza marinha no local.

Os ecossistemas marinhos na região estão fragilizados tanto pela pesca como pelo aumento da temperatura das águas. Klaus explica no seu site que “os pescadores locais usam equipamentos e métodos de baixo impacto, mas os arrastões estrangeiros (principalmente holandeses) prejudicam o fundo do oceano, não só esgotando o stock de peixes, mas também danificando os habitats.”

Pode ver aqui algumas fotografias do projeto:

Este artigo foi baseado no jornal The Guardian.





Notícias relacionadas



Comentários
Loading...