Investigadores alertam para desconhecimento dos portugueses sobre Rede Natura 2000
Investigadores do Centro Interdisciplinar de Investigação Marinha e Ambiental (CIIMAR) e da Faculdade de Ciências da Universidade do Porto (FCUP) alertam hoje para o “desconhecimento” dos portugueses sobre a Rede Natural 2000, defendendo ser urgente investir na sua divulgação.
Em comunicado, o centro da Universidade do Porto avança hoje que o estudo, desenvolvido pelas duas instituições e publicado na revista Sustainability, concluiu que “os portugueses parecem continuar alheados das áreas de conservação em Portugal e na Europa”, em especial, da Rede Natura 2000.
A Rede Natura 2000 é uma rede de locais dedicados à conservação da natureza que se distribuem pelos países membros da União Europeia e que surgiu como resposta à acentuada perda de biodiversidade das últimas décadas.
No estudo, que envolveu 232 pessoas, os investigadores concluem que os cidadãos residentes em Portugal estão “pouco informados sobre que locais integram esta rede em Portugal”, bem como “as ameaças que enfrentam e as espécies que os habitam”.
Os investigadores da Universidade do Porto defendem ser “urgente” que se melhore os esforços de comunicação e divulgação sobre a Rede Natura 2000 no país.
Citada no comunicado, a primeira autora do artigo, Sofia Oliveira, afirma que o estudo permitiu “retratar a urgência de se investir mais e melhor na divulgação e comunicação sobre a Rede Natura 2000”.
“O sucesso da Rede Natura 2000 depende de todos nós”, salienta a investigadora.
Segundo o CIIMAR, o próximo objetivo dos investigadores passa por “estudar quais as melhores estratégias para informar o público” e para o envolver no processo de gestão da Rede Natura 2000, “de forma a poder corresponder às necessidades e expectativas” da população como dos compromissos.