Investigadores criam nova cana de açúcar que produz mais etanol



Uma equipa de cientistas do Instituto Embrapa Agroenergia, no Brasil, desenvolveram duas variedades de cana de açúcar que vão facilitar a produção de etanol e a extração de bioprodutos.

As variedades Cana Flex I e a Cana Flex II primam, respetivamente, por uma maior digestibilidade da biomassa, e por uma maior concentração de sacarose nos tecidos vegetais. Como explica o Instituto, para esta produção foi feita uma manipulação através do silenciamento de dois genes presentes no tecido da planta, utilizando o sistema CRISPR (Clustered Regularly Interspaced Short Palindromic Repeats). Assim, como assegura a Comissão Técnica Nacional de Biossegurança, nenhuma é considerada transgénica.

“Uma vez identificada esta característica de acumulo de açúcar na planta-modelo, transferimos este conhecimento para a cultura da cana-de-açúcar, foco das nossas pesquisas. Foi novamente observado um aumento na ordem de 15% de sacarose no colmo da cana, bem como o aumento de outros açúcares como a glicose e a frutose, também presentes na planta, tanto no caldo quanto no tecido vegetal fresco”, explica Hugo Molinari, um dos investigadores. “Também fizemos experiências para ver se o gene tinha atuação na melhoria da sacarificação, que é a conversão da celulose em açúcar industrial, e observámos um aumento na ordem de 12%”, acrescenta.

As principais vantagens da Cana Flex I e Cana Flex II são, segundo os autores, o aumento do processo de hidrólise enzimática, a eficiência na produção de bioetanol e a obtenção de um bagaço mais digerível para os animais.

“Em 2020/2021, a produção estimada total de açúcar no mundo foi de 188 milhões de toneladas, sendo o Brasil responsável por 39 milhões de toneladas, o equivalente a 21% da produção mundial”, afirma Hugo Molinari, referindo ainda que “mais de 45% da matriz energética brasileira é renovável e que a cana-de-açúcar contribui com uma fatia de mais de 30% para essas fontes renováveis”.





Notícias relacionadas



Comentários
Loading...