Investigadores descobrem tecido que elimina sujidade com exposição ao Sol



Se as promessas de Mingce Long e Deyong Wu, dois investigadores da Universidade Jiao Tong de Xangai, na China, forem para levar a sério, então estaremos perto de uma revolução em todo o processo de lavagem de roupa. Os dois investigadores anunciaram a criação de um tecido de algodão que elimina manchas de sujidade e bactérias, simplesmente, com a sua exposição à luz do Sol.

De acordo com vários media internacionais, incluindo o Science Daily, este tecido liberta um cheiro desodorizante, precisando apenas de duas horas para transformar umas calças sujas numas calças limpas.

O tecido é coberto com um composto especial de dióxido de titânio que desfaz a sujidade e as manchas assim que entra em contacto com a luz do dia. Na verdade, o tecido já existia, mas estava dependente dos raios ultraviolenta, que representam uma fracção da luz solar.

Agora, os cientistas adicionaram nitrogénio, prata e iodo ao composto, o que intensifica e acelera o processo de limpeza à luz do sol. Com o novo composto, bastaram apenas duas horas de luz solar para que uma nódoa de laranja desaparecesse do tecido.

Paralelamente, o composto continua activo mesmo que o tecido seja submetido a várias lavagens. Citados pelo jornal Daily Mail, os autores do estudo afirmam que em breve se poderá aplicar este composto em todo o tipo de vestuário – desde calças de ganga a meias e camisolas – que assim passarão a necessitar de muito menos lavagens. E será, por outro lado, uma autêntica revolução ecológica.






Notícias relacionadas



Comentários
Loading...