Investimento das redes de gás para hidrogénio gera uma poupança de 41 mil milhões de euros



O investimento nas redes de distribuição de gás europeias para receber e distribuir hidrogénio permite uma poupança que ronda os e 41 mil milhões de euros, diz o mais recente relatório do projeto europeu Ready4H2 (Ready for Hydrogen). O projeto reúne mais de 90 distribuidoras de gás de 17 países da Europa, e está estruturado em três fases, terminando cada uma delas com um estudo específico, sendo este o segundo.

A análise comparou o investimento que as redes de gás atuais exigem para receber e distribuir hidrogénio, com o desenvolvimento de infraestruturas de eletricidade, no período entre 2031 e 2050. Como refere Peter Kristensen, Presidente da Ready4H2, “Num cenário de descarbonização que inclui volumes significativos de hidrogénio e metano verde, a estimativa é a de que o custo da primeira opção seja inferior em cerca de um terço ao cenário alternativo, resultando por isso numa poupança anual média de 41 mil milhões de euros. A rede local de gás facilitará, assim, um mercado de hidrogénio competitivo, traduzindo-se em mais hidrogénio para os utilizadores, a um custo inferior”, aponta.

As redes de distribuição de gás em toda a Europa estão prontas para a conversão para hidrogénio, representando uma via flexível e de baixo custo para a neutralidade carbónica, e respondendo, ao mesmo tempo, aos desafios do futuro sistema energético. De acordo com o primeiro estudo da Ready4H2, divulgado em dezembro de 2021, a larga maioria (96%) dos gasodutos europeus de distribuição de gás, que abastecem 67 milhões de lares, empresas e indústrias, já pode proceder ao transporte de hidrogénio.

Como sugerem os especialistas, estas instalações são fundamentais para assegurar um fornecimento de energia seguro e fiável em períodos de condições climáticas adversas, como a ausência de vento ou a nebulosidade, e possibilitam uma capacidade de armazenamento rápida e duradoura, garantindo a continuidade do fornecimento de energia.





Notícias relacionadas



Comentários
Loading...