Investir na transição digital e sustentável leva a recuperação mais rápida nas empresas



A pandemia de Covid-19 provocou uma crise a nível mundial em muitos setores. Agora, numa fase em que é essencial combater os estragos e lutar por uma recuperação, a sustentabilidade e o digital são dois pontos cruciais.

O novo relatório “The European Double Up: A twin strategy that will strengthen competitiveness” da Aceenture defende que, as empresas europeias que investirem na transição digital e nas práticas sustentáveis, têm três vezes mais probabilidade de recuperar rapidamente da crise.

Seguindo este contexto, cerca de 40% dos inquiridos têm planeado fazer grandes investimentos em inteligência artificial, 37% na cloud e 31% estão a reequilibrar os seus investimentos para se focarem em modelos de negócios sustentáveis. Estas medidas podem ajudar na medida em que, segundo o estudo, um quinto das empresas espera uma receita negativa nos próximos 12 meses, e quase 50% revelou um declínio de receita ou lucro no último ano.

O relatório indica ainda várias etapas estratégicas que uma empresa deve seguir para superar esses obstáculos e implementar com sucesso esta transformação:

  • Incentivar modelos de negócio baseados em ecossistemas, impulsionados pela sustentabilidade e dotados de tecnologia;
  • Combinar recursos para integrar aplicações tecnológicas com práticas sustentáveis, sem as encarar de forma separada;
  • Liderar e desenvolver talento entre os seus colaboradores, investindo na requalificação.

Jean-Marc Ollagnier, CEO da Accenture na Europa, afirma “Estamos a entrar numa década que inaugura uma nova onda de mudanças nos negócios definida por uma transição sustentável. A forma como as empresas europeias gerem esta dupla transformação determinará a rapidez com que irão recuperar da crise e quão bem posicionadas estarão para garantir um crescimento sustentado no mundo pós-pandémico.”





Notícias relacionadas



Comentários
Loading...