Iogurte grego gera electricidade em Nova Iorque



A produção de iogurte grego gera um subproduto aguado que os fabricantes enviam de volta para as quintas para ser usado como ração e fertilizante, mas que pode também ser utilizado para gerar energia em outros pontos. É assim que o boom do iogurte grego em Nova Iorque está a ser aproveitado para produzir electricidade.

A estação de tratamento de águas residuais de Johnstown-Glove, a oeste de Albany, recebe este subproduto da fábrica dos iogurtes Fage, situada nas proximidades. Ele segue para um tanque de 5,7 milhões de litros, cheio de bactérias anaeróbias, chamado digestor anaeróbio. O gás metano resultante torna-se no combustível gerador de electricidade suficiente para alimentar a fábrica. O mesmo acontece com uma estação em Ithaca.

De facto, Nova Iorque tem beneficiado do aumento do desejo pelo iogurte grego como nenhum outro lugar. Os líderes de mercado Chobani e Fage têm grandes instalações de produção a norte do estado, numa área repleta de fábricas que fazem diferentes tipos de iogurte.

Até 80% do subproduto da fábrica da Fage nos Estados Unidos é directamente canalizado para a estação de tratamento de águas residuais. O resto segue para os agricultores com digestores anaeróbicos de energia ou ração.

A Chobani diz que a maioria do subproduto da sua fábrica central em Nova Iorque é enviado de volta às quintas para servir de ração aos animais. Cerca de um terço é usado como fertilizante e uma pequena percentagem é usada para produzir electricidade.

Apesar de não ser uma ração de gado especialmente valiosa, ela pode ser misturada com outros alimentos em substituição às exigências nutricionais de energia e proteína que, de outro modo, teriam de ser satisfeitas com alimentação mais cara.

Mesmo assim, esta pode ser uma solução dispendiosa, fora do alcance das pequenas explorações, devido aos elevados preços dos digestores anaeróbios. Os incentivos públicos para a instalação destes dispositivos já estão, contudo, previstos aumentar.

Foto: Sob licença Creative Commons





Notícias relacionadas



Comentários
Loading...