Irlanda do Norte proíbe fracturação hidráulica



A Irlanda do Norte vai proibir a fracturação hidráulica, para extracção do gás de xisto e petróleo, a não ser que os exploradores provem que o processo não prejudica o ambiente. A medida foi conhecida ontem no Strategic Planning Policy Statement, um documento com objectivos de desenvolvimento sustentável apresentado pelo ministro do Ambiente norte-irlandês, Mark H. Durkan.

No documento, que deverá ser cumprido pelas autoridades nacionais e locais, Durkan diz que deverá existir “a presunção contra a exploração” da fracturação hidráulica, pelo menos até existirem “provas robustas de todos os seus impactos ambientais”.

“Reconheço que este sistema de planeamento pode, e deve, fazer mais para deslindar o potencial de desenvolvimento, ajudar a criar empregos e a recuperação económica. Mas não às custas de comprometer os nossos standards ambientais”, afirmou Durkan.

O responsável avançou ainda que o desenvolvimento sustentável “deverá ser o coração no” sistema de planeamento do país. “Acredito que esta é uma abordagem que faz sentido e é razoável”, continuou.

De acordo com o Business Green, a medida já foi celebrada pela Friends of the Earth Escócia, que pediu ao país das Terras Altas para promover acções similares.

Em Portugal, recorde-se, a empresa Portfuel – detida pelo empresário Sousa Cintra – começou na semana passada uma pesquisa para explorar petróleo nas áreas de Aljezur e Tavira.

Foto: Drumsurn, Irlanda do Norte. john.purvis / Creative Commons





Notícias relacionadas



Comentários
Loading...