Islândia: Névoa vulcânica e poluição persistem após erupção de vulcão



Uma névoa vulcânica e uma forte poluição do ar mantinham-se hoje na Islândia, na sequência da erupção do vulcão na península de Reykjanes, na quarta-feira, disseram as autoridades islandesas.

“Grandes áreas do país estão completamente cobertas por névoa”, afirmou Hlynur Árnason, especialista em qualidade do ar da Agência do Ambiente e da Energia islandesa.

A região de Reiquejavique, no sudoeste do país, encontra-se assinalada a vermelho no mapa da qualidade do ar, indicou.

“Normalmente há muito vento na Islândia, o que ajuda a dissipar a poluição. Mas neste momento há muito pouco vento, o que faz com que a poluição permaneça sobre o país”, explicou Árnason.

O especialista islandês acrescentou que uma erupção vulcânica origina poluição atmosférica, sobretudo com dióxido de enxofre libertado no início e durante a erupção.

Este gás transforma-se depois em sulfato na atmosfera, criando uma espécie de nevoeiro vulcânico carregado de partículas.

Árnason sublinhou que “não se trata de gases tóxicos”, mas adiantou que “podem ser irritantes”.

A Agência do Ambiente e da Energia islandesa recomendou, por isso, que as pessoas mais vulneráveis tomem precauções e permaneçam em casa se sentirem qualquer incómodo devido à poluição.

As autoridades disseram esperar para esta tarde um aumento da intensidade do vento, que poderá ajudar a dissipar esta névoa.






Notícias relacionadas



Comentários
Loading...