Islândia: Vulcão Hekla vai entrar em erupção (com FOTOS)

Quatro anos depois, o Hekla pode voltar ao activo. O sinal mais evidente de uma erupção iminente do vulcão Hekla, na Islândia, é o abaulamento do chão, no lado norte do vulcão. Este inchaço indica movimentos de magma (rocha fundida) e está a subir sob o vulcão, empurrando para cima o solo.

De acordo com a monitorização GPS da superfície em expansão, explica o Mashable, existe agora mais magma por baixo do Hekla do que na última erupção do vulcão, no ano 2000, revelou na passada segunda-feira o geofísico Páli Einarsson, num relatório publicado no jornal islandês Morgunblaðið.

“O vulcão Hekla pode entrar em erupção em breve”, afirmou  Einarsson.

Durante a última erupção o Hekla demorou apenas 79 minutos desde o primeiro tremor de terra até começar a explodir, acrescentou o responsável. Este é o motivo pelo qual os geocientistas, na Islândia, querem manter o seu olhar atento sobre o vulcão, que pode entrar em actividade com muito pouco aviso prévio.

O Hekla esteve em actividade mais de 20 vezes nos últimos 1.200 anos, cobrindo o Sul da Islândia com grossas camadas de cinzas e lavas. Algumas das suas erupções foram curtas e pequenas, enquanto outras duraram meses, emitindo uma enorme quantidade de cinzas para atmosfera.

Em 2010, uma nuvem de cinzas expelidas pelo vulcão Eyjafjallajokull lançou o caos na aviação europeia. Em maio deste ano, uma erupção do vulcão Grimsvotn voltou a causar cancelamento de voos no Norte da Europa.

Foto:  diametrik /  borkur.net / lydurs /  borkur.net / CaptainOates /  axelkr / asw909 / emolfsson /  borkur.net / jerrroen / Hilligsoe /  lydurs /  axelkr /  Fishking_1 / Mark Hintsa /  Giåm /

[nggallery id=337 template=greensavers]

Notícias relacionadas
Comentários
Loading...