Isobar, uma inovação que pode salvar 1,5 milhões de vidas por ano
Por vezes as inovações com maior impacto na vida das pessoas são as que partem das ideias mais simples. É o caso da Isobar, uma pequena lancheira com potencial para salvar a vida a mais de 1,5 milhões de pessoas por ano. Sim, leu bem, por ano!
A ideia foi desenvolvida por William Broadway, estudante da Universidade de Loughborough, no Reino Unido, e já lhe valeu a nomeação para o conceituado prémio de inovação e tecnologia James Dyson 2016.
O projecto desenvolvido por William baseia-se numa micro arca-frigorifica que, de tão pequena, cabe numa mochila. Mas esta micro-arca não foi pensada para transportar bebidas ou alimentos, mas sim para levar vacinas para locais de muito difícil acesso. O pequeno aparelho consegue manter a temperatura estável entre os 2º e 8º C, durante aproximadamente 30 dias, o que pode ser de extrema utilidade em situações de conflito ou em casos de países em vias de desenvolvimento, onde transportar uma vacina e mantê-la nas devidas condições é uma aventura por si só.
Segundo a Organização Mundial de Saúde, o protótipo de William poderia salvar 1,5 milhões de pessoas por todo o mundo, uma vez que o transporte de vacinas nem sempre é feito da melhor forma, com muitos acidentes acontecerem exactamente nos últimos quilómetros antes da entrega, já nos países em desenvolvimento. O Isobar pode também ser usado no transporte médico de órgãos e sangue.
É através de uma mistura de água e amoníaco que se cria o efeito refrigerador conhecido como higroscópico, responsável por manter o dispositivo fresco por tão longo período. O estudante já recebeu cerca de 2,6 milhões de dólares para desenvolver o projecto, e no final de Outubro saberá se é o grande vencedor da edição de 2016 do prémio James Dyson.
Foto: Isobar
[nggallery id=3321 template=greensavers]