ISQ é parceiro oficial da Floene no projeto “A Energia Natural do Hidrogénio”,



O ISQ é parceiro oficial da Floene no projeto “A Energia Natural do Hidrogénio”, apresentado na semana passada no Seixal, num evento que contou com a presença do primeiro-ministro António Costa e do Ministro da Ação Climática, Duarte Cordeiro, e que “marca o início de injeção de hidrogénio na rede de gás natural, permitindo que 82 habitações, empresas e indústrias sejam abastecidas com uma mistura que contém 95% de gás natural e 5% de hidrogénio verde”, revelou em comunicado.

Segundo a mesma fonte, o ISQ, o maior Centro Tecnológico Nacional, “teve um contributo relevante neste marco importante no panorama da transição energética nacional”, através das suas competências no domínio da Segurança & Ambiente, tendo sido responsável pelos estudos AZOP e ATEX da estação misturadora (EM) e pela inspeção e monitorização dos sistemas piloto de distribuição de gás abastecidos com esta nova mistura.

A oferta de soluções do ISQ para o Hidrogénio Verde “é abrangente, cobrindo as várias fases da cadeia de valor: Produção, Distribuição e Utilização e tem como foco a maximização da segurança, fiabilidade e sustentabilidade”, explica o comunicado.

A mesma fonte acrescenta que o ISQ iniciou a sua atividade na área do hidrogénio em 2004, através da participação no pioneiro e emblemático projeto europeu Naturalhy que investigou os efeitos da introdução de misturas de hidrogénio com gás natural para transporte na rede europeia de gás natural.

O projeto Naturalhy incidiu especialmente nas componentes de avaliação de materiais, metodologias de inspeção, de avaliação de risco e adequação das instalações existentes à introdução de misturas de gás natural com hidrogénio.

“Atuamos nas áreas da segurança, na avaliação de risco, licenciamentos, na garantia da qualidade, na avaliação da integridade das infraestruturas, na análise de fiabilidade, modelação e otimização da integração dos sistemas energéticos e na avaliação do ciclo de vida e em diversas atividades de suporte como a avaliação metrológica, validação e certificação de equipamentos e a formação técnica”, sublinha.

O ISQ integra ainda o consórcio do H2 CoLAB Green Hydrogen, que visa o desenvolvimento de soluções de conteúdo científico e tecnológico relevante, bem como a promoção da economia do hidrogénio, “permitindo a sua disseminação e uso generalizado, em segurança e a custos eficientes”. O consórcio H2 CoLAB Green Hydrogen é composto por instituições académicas, científicas e grandes players tecnológicos que, globalmente, “reúnem de forma articulada as competências mais relevantes e transversais na cadeia de valor do H2”. Desta forma, “será possível assegurar o sucesso do H2 CoLAB Green Hydrogen e torná-lo um centro de referência científica e tecnológica para desenvolver as soluções mais adequadas atuais, e garantir a sua liderança tecnológica”, conclui.

 

 





Notícias relacionadas



Comentários
Loading...