Israel prepara linha férrea para ligar Europa e Ásia
O Governo israelita está a analisar a construção de uma ferrovia que ligue o Mediterrâneo ao Mar Vermelho, um projecto que oferecerá uma rota alternativa ao Canal de Suez, no que toca ao tráfego entre a Europa e a Ásia.
Segundo o Menos Um Carro, este desejo foi anunciado pelo próprio primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu. “[Será] uma linha férrea de 350 km, cortando o deserto de Negev e que deixaria Eilat, no Mar Vermelho, a duas horas de Telavive”, revelou o governante.
De acordo com a Reuters, a construção desta linha férrea será entregue a empresas chinesas. “A capacidade profissional das empresas chinesas na construção de ferrovias e redes de transportes é das melhores do mundo”, explicou o ministro dos Transportes israelita, Yisrael Katz.
Para além desta linha, Israel está a preparar a construção de uma via reservada ao transporte de mercadorias entre a Ásia e a Europa, que será utilizada para exportar o gás de Israel para a Índia e China.
Recorde-se que, em 2010, foram descobertas jazidas de gás no leste do Mediterrâneo, a 130 km do porto de Haifa, naquela que foi a maior descoberta de jazidas de hidrocarbonetos no mundo na última década. As reservas deverão garantir a Israel a independência energética durante as próximas décadas.
O projecto custará €1,5 mil milhões (R$ 3,4 mil milhões) e demorará cinco anos a ser construído.