Israel: tempestade desenterra duas mil moedas do século X
Cerca de duas mil moedas datadas do século X foram descobertas por mergulhadores na costa mediterrânica de Israel, naquele que terá sido o maior tesouro alguma vez recuperado do local.
As moedas foram descobertas por acaso e, numa primeira fase, pensava-se que fossem brinquedos de criança atirados ao mar. Uma série de testes posteriores, porém, provaram a sua antiguidade e importância.
As moedas pesam nove quilos – todas juntas – e foram encontradas no porto antigo de Caesarea, que data da era dos romanos. “Numa primeira fase, pensou-se que fossem moedas de brincar, de um qualquer jogo. Só depois [os mergulhadores] perceberam que as moedas eram verdadeiras”, explicou Kobi Sharvit, director de arqueologia marinha da Autoridade das Antiguidades de Israel.
De acordo com a Autoridade das Antiguidades de Israel, as moedas foram desenterradas por uma tempestade e são agora da propriedade do estado israelita – os mergulhadores ficarão sem ver um cêntimo.
Ainda segundo a entidade, as moedas circularam no Califado de Fatímida, que governou grande parte do Médio Oriente e Norte de África entre 909 e 1171. “O barco [de onde as moedas se perderam] terá naufragado a caminho do Egipto, com os impostos que terão sido recolhidos”, concluiu Sharvit.
Uma outra teoria revela que o dinheiro pertencia a um barco mercante que fazia comércio com as cidades costeiras e o porto do Mar Mediterrâneo, e que ali afundou.
[nggallery id=1536 template=greensavers]