Itália constrói habitação ecológica à prova de sismos (com FOTOS)



A maioria das casas destruídas no terramoto de 2009 em Áquila, no norte de Itália, foi reconstruída com madeira laminada CLT – um material resistente a sismos que se tornou muito popular no país. A habitação que lhe trazemos é um desses casos – projectada por Pierluigi Bonomo, a Energy Box substitui uma casa de tijolos que ficou danificada no terramoto.

Recorrendo a materiais sustentáveis ​​e novas tecnologias ecológicas, Bonomo construiu uma nova casa no interior da que já existia, dando aos proprietários uma protecção muitíssimo eficiente que se assemelha a uma nova construção.

Bonomo usou a madeira CLT em substituição dos tijolos tradicionais. Construiu uma caixa dentro dos resquícios da estrutura anterior, criando uma “nova casa” para os habitantes. Aliadas ao revestimento interior, foram incluídas algumas novas tecnologias – como a energia fotovoltaica, de modo a minimizar a pegada de carbono do edifício e a oferecer óptimas condições de vida aos inquilinos.

A Energy Box tem 300 m2 e dispõe de uma sala, três quartos, uma casa de banho, uma divisão adicional e uma garagem. Embora a casa não tenha sido projectada para funcionar de forma totalmente independente da rede eléctrica, as suas necessidades de energia e a pegada de carbono que tem são mínimas.

A fachada a sudeste incorpora um sistema especial de energia solar térmica para aquecimento da água com bomba de calor e um sistema de armazenamento da água das chuvas. A casa também possui um sistema de ventilação mecânica. Além do CLT, a equipa de design usou madeira, gesso, fibras de madeira, aço e pedra recuperada encontrada no local.

De acordo com o Inhabitat, a reestruturação da casa ficou concluída no início deste ano.

 





Notícias relacionadas



Comentários
Loading...