Itália: venderam-se mais bicicletas que carros em 2011



Em 2011, os italianos compraram mais bicicletas que carros, de acordo com o jornal La Repubblica. Esta foi a primeira vez desde a Segunda Guerra Mundial que as vendas de bicicletas superaram em 2.000 o número de carros vendidos, sendo que, por outro lado, desde 1964 não se vendiam tão poucos automóveis em território transalpino.

Segundo afirma o Menos Um Carro, movimento pela mobilidade sustentável na Grande Lisboa, os italianos adquiriram 1,75 milhões de bicicletas em 2011. Em 2012, de acordo com o La Repubblica, já se venderam 2 milhões de bicicletas, ou seja, a tendência continua a crescer.

“É uma grande mudança para um país que tem uma das maiores taxas de propriedade de veículos do mundo – cerca de 60 carros por cada 100 pessoas”, explica o jornal, relembrando, porém, que a Itália não tem rede de ciclovias.

Segundo o La Repubblica, esta mudança na mentalidade dos consumidores tem como pano de fundo a crise económica, o preço dos combustíveis e o facto de a bicicleta ter voltado a ser um ícone, em Itália.

Ainda assim o presidente italiano, Giorgio Napolitano, já alertou as empresas e cidadãos para a necessidade de ajudarem a Itália a “alcançar” outros países europeus que se encontram na dianteira da mobilidade sustentável, um apelo para as construtoras de automóveis virarem-se para os carros eléctricos.





Notícias relacionadas



Comentários
Loading...