Italiano cria empresa que aproveita viagens de regresso dos camiões vazios



Um dia, quando viajava com amigos, o empreendedor italiano Francesco Murru percebeu que a estrada estava cheia de camiões vazios, regressando aos seus locais de origem. Então, ele percebeu que tinha uma oportunidade de negócio – e ainda por cima sustentável.

Segundo explica a consultora portuguesa de tendências WeFind, o economista, de 34 anos, criou o Sendilo, um site de partilha de transporte de cargas que permite a camionistas independentes ou empresas de transporte ganharem dinheiro com as viagens de regresso – e aos comerciantes e distribuidores usufruírem de tarifas mais competitivas.

Para os inscritos no Sendilo, o desperdício de recursos acabou. O registo no site é gratuito, sendo que Murru recebe uma comissão de 3% do valor da transacção entre camionistas, comerciantes e distribuidores.

Depois de informar o local e hora em que um veículo de carga fica livre – para realizar a tal viagem de regresso – basta indicar o preço por quilómetro e ficar à espera de potenciais interessados.

Em termos logísticos pode parecer um pouco complicado, mas a verdade é que o negócio é bom para todos, incluindo para o ambiente. Para consultar as ofertas disponíveis, tudo o que os comerciantes ou distribuidores têm de fazer é efetuar uma pesquisa indicando o local de partida e o destino. Uma vez escolhido o camião, é só adicionar ao “carrinho de compras” e proceder ao pagamento (através de cartão de crédito ou PayPal).

Finalmente, o sistema envia ao camionista contratado uma mensagem SMS com os detalhes da reserva.

Ainda de acordo com a WeFind, uma mudança de casa de Roma para Nuoro (Sardenha) pode custar poucas centenas de euros – um serviço que custa entre €2 mil e €3 mil, pelas empresas da especialidade.

Com tantas empresas de transportes e mercadorias a fecharem em Portugal – em dois anos foram mais de 1.500, num universo de 10 mil – quem sabe se o Sendilo poderá ter uma versão portuguesa. Ficaríamos todos a ganhar.





Notícias relacionadas



Comentários
Loading...